sexta-feira, 5 de março de 2010

5 de março - Dia da Musica e Aniversário de VILLA-LOBOS

   Heitor Villa-lobos nasceu no Rio de Janeiro, no bairro das Laranjeiras, no dia 5 de março de 1887, sendo filho do professor Raul Villa-Lobos (O sobrenome, parece certo, é do espanhol, Villalobos; a forma com hífen revela um esforço de aportuguesamento, razão que justifica também a grafiaVila Lobos) e de Noêmia Villa-Lobos, filha do compositor Santos Monteiro.
   Aos 6 anos começou a estudar violoncelo, orientado pelo pai, muito severo nessa questão. Aos 10 anos de idade iniciou a série de viagens que se sucederiam, quase sem interrupção, por toda vida.

Certidão de Batismo de Villa-Lobos

Em 1905, com o dinheiro que lhe rendeu a venda de livros raros, herdados do pai, Villa-Lobos percorreu as capitais e o interior dos estados do Espirito Santo, Bahia e Pernambuco. E o seu espirito maravilhado voltou possuido de motivações sertanejas, folclóricas e africanas. A viola, o frevo, o maracatu, apresença do Choro em áreas tão longínquas e outras motivações musicais do nosso interior muito o impressionaram.


                                    Carteira do Sindicato


    A primeira audição de uma obra musical de Villa-Lobos data de 1908, em Paranaguá.
   O poeta C. Paula Barros discorre sobre o físico do maestro e dá outras informações: "De estatura acima da média, desempenado, voz firme e sonora, desinibido, extrovertido, dentes fortes e intactos, olhar penetrante, jogada para trás a cabeleira revolta que a idade foi desbastando com entradas na fronte, o charutão obrigatório..."




Um comentário:

  1. não foi a toa q escolhi o nome Heitor pro meu filho.....sou uma amante da musica e apaixonada nas obras de heitor villa lobos...sao magnificas!!parabens!!

    ResponderExcluir